Deveríamos priorizar refeições nutritivas e saborosas devem em todas as fases da vida, em se tratando de crianças, o cuidado deveria ser dobrado. Portanto devemos estar atentos ao montar o prato das crianças, ou até mesmo ao dar um lanche dentre as refeições, seja em casa, na escola ou nos passeios e viagens, para garantir que os pequenos tenha uma alimentação saudável.
Mas, a correria do dia a dia, aliada à praticidade de alguns produtos prontos industrializados, podem dar espaço a alimentos considerados ruins para o cardápio infantil. Assim, comidas gordurosas, açucaradas e cheias de corantes e outros ingredientes artificiais podem ser gatilho de problemas de saúde graves, como obesidade e colesterol.
Com pouco ou nenhum valor nutricional, itens como salsicha, refrigerantes e salgadinhos prejudicam a saúde a curto e longo prazo. Portanto, não devem fazer parte do menu infantil.
Salsicha
Feita de carnes processadas, a salsicha não tem valor nutricional. Com uma série de corantes, conservantes, alto em sódio, gorduras e nitrato (altamente cancerígeno), o alimento não é nada saudável para nenhum ser humano, muito menos para uma criança.
Nuggets
Esse alimento é rico em sódio, espessantes, nitrato e gordura, além de ser oferecido como uma fritura. Porém, conseguimos substitui a versão industrializada por opções caseiras cheias de sabor e nutritivas para as crianças.
Refrigerante
A bebida está na lista de piores alimentos para as crianças por contém alto teor de açúcar e sódio, que podem levar à obesidade e a problemas cardíacos, além de cáries nos dentes. Também é composta por corantes, que podem sobrecarregar os rins. Da mesma maneira, as versões diet, light e zero de refrigerantes são especialmente prejudiciais devido à presença de adoçantes.
Salgadinho
Segundo a especialista, os salgadinhos são cheios de sódio, corantes, gordura e conservantes. Portanto, seu consumo está relacionado com o aumento da obesidade, colesterol e outras síndromes metabólicas.
Macarrão instantâneo
O tempero do macarrão instantâneo é altíssimo em sódio (contém mais de 70% da necessidade de sódio que uma criança precisa). Da mesma forma, o macarrão também não é saudável. “Ele é pobre em nutrientes e rico em gorduras. Mas, com alguns minutinhos a mais se consegue fazer um macarrão integral, que é bem mais saudável”, propõe a nutricionista.
Bolacha recheada
As bolachas são ricas em sódio, ingredientes transgênicos, conservantes e corantes, além de gordura. “Por isso, prefira sempre as opções feitas em casa, com ingredientes saudáveis, como aveia e farinha de trigo integral”.
Cereal
Cheios de açúcares e conservantes os cereais são feitos, em sua maioria, com milho transgênico. Assim, podendo levar a obesidade e diabetes.
Ovo mal cozido
Quando for servir ovos em casa, garanta que eles estejam bem cozidos ou, se fritos, com a gema durinha. Cozinhar ou fritar bem os ovos afasta o perigo da contaminação por salmonela, doença que poder causar dores de barriga, diarreia e febre. No caso das crianças, que têm o sistema imunológico em formação, é até possível que haja algumas complicações e a necessidade de ir para o hospital.
Mel
Não é só uma recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria, mas também da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o mel não deve ser dado a crianças antes de 1 ano de idade. Segundo a SBP, é ainda melhor esticar esse prazo até os 2 anos porque o mel pode estar contaminado com uma bactéria que causa o botulismo, doença que ataca o sistema nervoso e compromete o funcionamento dos músculos.
Balas
Balas são uma verdadeira paixão entre as crianças. São coloridas, docinhas e têm um monte de sabores deliciosos. Mas é bom ficar de olho nos pequenos para ter certeza de que não estão indo com muita vontade ao pote. Por serem feitas de açúcar, em excesso, elevam os ponteiros da balança, sem contar que podem provocar cáries – principalmente as mastigáveis, que costumam grudar nos dentes. Além disso, morder uma bala dura pode até mesmo comprometer a integridade dos dentes – e garantir uma visita especial ao dentista.